Uma Abordagem Científica para os Negócios Internacionais

Se alguém me pede para recomendar um único livro de Relações Internacionais, não penso duas vezes: Principles of International Politics, do Bruce Bueno de Mesquita.

É claro que as Relações Internacionais são, desculpem o trocadilho, uma área do tamanho do mundo. Porém meus objetivos são claros: orientar empresas a fazerem excelentes negócios no ambiente internacional. Isso exige mais do que conhecimento cultural ou sociológico, bagagem histórica ou erudição. Isso exige Ciência.

Entender como a política funciona é fundamental para aproveitar as oportunidades de negócios que surgem no mercado internacional. Quando precisamos decidir sobre realizar ou não uma operação, ou implementar ou não uma estratégia, não há tempo a perder com gordura teórica. O analista de Relações Internacionais não conta com o distanciamento confortável do historiador, por exemplo. Precisamos dar respostas enquanto os acontecimentos estão se desdobrando. Além disso, não serve qualquer resposta. O objetivo é proporcionar vantagens competitivas e garantir agregação de valor.

A esse respeito, o livro de Bruce Bueno de Mesquita fornece uma abordagem enxuta, estratégica e estritamente científica para as Relações Internacionais. Trata-se de uma abordagem que podemos usar para planejar uma exportação, para decidir qual é o melhor caminho para abrir uma filial no exterior ou para treinar uma equipe que vai defender os interesses da empresa em uma negociação internacional.

Nos processos internacionais de mercado, as empresas enfrentam competição intensa e a informação disponível se encontra dispersa e fragmentada. Para sobreviver nesse ambiente, é importante contar com uma base analítica sólida e que seja capaz de lidar com a complexidade das interações estratégicas que compõem as dinâmicas políticas e econômicas.

Se opto pela Ciência, é porque a Ciência funciona e produz os melhores resultados. Quem deseja se aventurar no ambiente internacional de negócios não pode se contentar com menos!

Claudio Téllez é consultor de negócios internacionais na Laissez Faire Consultoria de Negócios. Contato: tellez@laissezfaireconsultoria.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *